astDry é um eficiente sistema de controle de secagem para máquinas da indústria têxtil, desenvolvido pela Suprema Automações. Funciona através de um moderno software interativo conectado a um equipamento de controle e aquisição de dados.
Com eficiência comprovada em tinturarias do Brasil, o sistema otimiza a produção da máquina controlada, melhorando a qualidade final do artigo e garantindo o correto nível de umidade, além de diminuir gastos com vapor e energia elétrica.
Já instalado em de 45 secadores em todo o Brasil e Argentina, ele garante um total controle sobre a malha que está sendo seca.
Com sensores lendo a temperatura na saída do secador e você definindo qual a temperatura que quer que cada artigo sáia, ele irá aproveitar a total capacidade produtiva do secador.
Vantagens obtidas ao se trabalhar com o sistema automático de secagem – FastDry !
Menor “interferência” humana - O fator humano não interfere mais na velocidade de trabalho do secador. O software monitora e regula a velocidade ininterruptamente conforme a temperatura lida instantaneamente.
Monitoração variação pressão caldeira - Se a pressão da caldeira baixar e conseqüentemente baixar o calor dentro de secador, o fastdry perceberá isso instantaneamente, regulando a velocidade para que a malha continue saindo na temperatura pré-determinada. Quando a pressão da caldeira voltar a subir, automaticamente a velocidade do secador aumentará.
Monitoração variação umidade ao longo do lote - Se por alguma razão algum lote ou parte do lote contiver mais água que o normal, o sistema perceberá tal diferença e reduzirá a velocidade, obedecendo a temperatura programada.
Referente a qualidade dos artigos processados
Nessas condições de monitoramento constante de temperatura com respostas na velocidade do secador, teremos os seguintes resultados:
Umidade ideal - Teremos uma umidade ideal e constante no artigo.
Artigo final mais macio - Ao termos um artigo com umidade ideal, significa que não o secamos em excesso, o que também significa que não torramos ( evaporamos ) o amaciante do artigo. Resultado: artigo mais macio. Em certos casos pode-se até reduzir a quantidade de amaciante usado no hidro-extrator.
Maior gramatura - Tal umidade significa um acréscimo no peso final da malha, consequentemente, maior gramatura.
Melhor compactação - Melhora na compactação ao calandrar, resultando em menor encolhimento do artigo.
Redução reprocesso – Redução para quase 0% no índice de reprocesso, em casos de artigos que saíam úmidos ou secos excessivamente.
Referente ao secador
Aumento da eficiência - Aumento significativo da eficiência do secador, aproveitando ao limite seu potencial de secagem. A produtividade aumente entre 10% e 50%
Economia elétrica e melhor aproveitamento de vapor - Ao trabalhar com uma menor rotação dos motores de exaustão, estaremos economizando energia elétrica e aproveitando melhor o calor interno do secador, o que significa menor consumo na caldeira.
Economia elétrica e de vapor - Em certos casos, com o aumento da produtividade, o secador chega a ficar ocioso, resultando na economia de vapor e energia elétrica.
Percepção de detalhes que antes não eram visualizados, tais como:
Diferença de secagem entre o lado esquerdo e direito da esteira ( onde conseguimos visualizar perfeitamente o diferencial de temperatura entre os lados, num mesmo artigo, que pode chegar a 40ºC )
Detecção de problemas em processos anteriores. Exemplo: artigos que são passados na lavadeira secam mais facilmente que os passados no hidro-extrator, o que significa que deverá ser verificado a integridade dos cilindros do hidro.